A Enel Rio realizou um levantamento onde aponta que foram registradas 460 colisões contra postes da rede elétrica em 2021 em toda a sua área de concessão. O número representa queda de 12,7% em relação aos postes danificados por veículos do que em 2020, quando foram registrados 527 abalroamentos de postes de energia elétrica. Entre janeiro e abril de 2022, a distribuidora já registrou 134 ocorrências com postes em toda a sua área de concessão.

A companhia informou que esse tipo de ocorrência costuma se concentrar próximo dos finais de semana, entre sexta e segunda-feira. E que um poste derrubado pode significar horas de trabalho das equipes de manutenção, que precisam não apenas substituir a estrutura, mas reconstruir todo o trecho da rede elétrica danificada.

De acordo com o levantamento da Enel Rio, Niterói liderou o ranking de colisões contra postes em 2021, registrando 113 ocorrências. Em seguida, Campos aparece com 75 ocorrências e Macaé com 69. O levantamento mostra que cada batida de poste na rede elétrica deixou, em média, 1.171 clientes da concessionária sem energia em 2021.