Com investimento de R$ 90 milhões, a CPFL Geração concluiu as obras da nova Subestação Maracanaú II, na Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará. O novo empreendimento reforça o sistema de transmissão de energia que atende 19 municípios e cerca de 4 milhões de habitantes. Isso possibilita melhorias no fornecimento de energia à distribuidora local da região.

De acordo com a companhia, a subestação estava prevista no leilão realizado pela Aneel em 2018. Durante a execução, as obras chegaram a empregar 350 trabalhadores. A SE tem uma potência de 450 MVA, com três transformadores de 150MVA com tensão de 230kV/69kV e cinco saídas de linha de 69 kV. A sua entrada em operação, representa ganhos de potência e mais possibilidades de manobras de carga para o sistema da região.

Esta obra marca o primeiro investimento da CPFL em transmissão feita no Nordeste do país. Com isso, o portfólio de ativos de transmissão em operação da CPFL Energia passa a contar com a CPFL Transmissão, CPFL Piracicaba, CPFL Morro Agudo e CPFL Maracanaú, tendo uma RAP de aproximadamente R$ 909 milhões e cerca de 6 mil km de linhas, além de mais 2 projetos em construção.