Nesta sexta-feira, 27 de maio, foi lançada a Associação dos Distribuidores de Energia Elétrica da América Latina (Adelat). A entidade nasce com o objetivo de promover a integração e cooperação entre mais de 15 empresas presentes no Brasil, Peru, Chile, Colômbia e Argentina para potencializar o papel estratégico das redes de distribuição na transição energética.
Atualmente, os membros da Associação são: Enel Peru, Enel Colômbia, Hidrandina, ElectroDunas, Enel Chile, Chilquinta, EDP (distribuidoras Espírito Santo e São Paulo), Cosern, Enel Brasil (Enel distribuição Goiás, Enel distribuição Ceará, Enel distribuição Rio de Janeiro, Enel distribuição São Paulo), Light e Adeera.
A entidade busca ser referência na atividade de distribuição de energia elétrica com o objetivo de promover novas tecnologias e melhores práticas de gestão e sustentabilidade no marco da transição energética na América Latina. De acordo com o Presidente da Adelat, Ramón Castañeda, o propósito é bastante claro. “Queremos liderar o processo da transição energética”, disse.
Os dirigentes da Adelat terão como objetivo nesse primeiro momento representar os interesses comuns dos seus membros e promover a cooperação para contribuir com seu bom desempenho e fortalecer seu papel como prestadores de serviços de distribuição de energia elétrica na região.
O Head Global de Infraestrutura e rede da Enel, Antonio Cammisecra, destacou que a transição energética deverá ser encarada com um desafio global. “Desafio esse que será para toda a cadeia, seja matéria-prima, provedores de mão de outra, parte financeira entre outros. Uma transformação que veremos nos próximos anos e precisamos discutir as regras para melhor servir. Aqui estamos todos alinhados e seguros para trabalharmos nesse sentido”, finalizou.