Furnas convocou para o próximo dia 6 de junho nova assembleia geral de debenturistas, de modo digital. A AGD deveria ter sido realizada na última segunda-feira, 30 de maio. A ordem do dia é o waiver prévio para permitir o aumento de capital na subsidiária Madeira Energia, mediante emissão de novas ações. O aumento é para que a subsidiária eleve sua participação na Santo Antônio Energia. Se o desfecho para essa operação não for concluído até o dia 6, a oferta de ações da Eletrobras fica suspensa, conforme publicado no edital.
De acordo com o comunicado, em caso de aprovação, foi proposto o pagamento de prêmio em até dez dias úteis para todos os debenturistas após a AGD. Os termos serão divulgados até o dia da assembleia. O aumento de capital em R$ 1,5 bilhão já foi aprovado em abril pela Santo Antônio Energia. A Cemig, que possui cerca de 8% de participação, já avisou que não vai acompanhar a operação. Odebrecht, SAAG e FIP Caixa Amazônia são os demais sócios. Furnas possui 43% de participação e caso vá sozinha no aumento de capital, deve focar com mais de 50% de participação, o que deixaria a usina do rio madeira estatal.
(Nota da Redação: Devido às instabilidades sofridas pelo Portal nos últimos dias, algumas de nossas matérias foram deletadas. Por isso, estamos republicando nesta sexta-feira, 03 de junho de 2022)