A Eneva pretende inscrever os projetos do pipeline de 3,2 GW da recém adquirida Celse nos próximos leilões de energia em 2022 e 2023. A Celse é dona da UTE Porto de Sergipe (1.593 MW). Em teleconferência com analistas nesta quinta-feira, 2 de junho, o diretor de novos negócios da empresa, Marcelo Cruz Lopes, revelou que os projetos já possuem as licenças necessárias e parte deles também tem margem de escoamento. Os projetos não poderão concorrer ao leilão das térmicas da MP da Eletrobras, por estarem fora da localização definida.

De acordo com o CFO Marcelo Habibe, o pipeline de 3,2 GW está dividido em cinco projetos: UTE Porto Sergipe 3 (400 MW), UTE Porto de Sergipe 4 (617 MW), UTE Porto de Sergipe 5 (300 MW), UTE Marcelo Deda (1,2 GW) e UTE Laranjeiras (617 MW). O fato de o pipeline não estar concentrado em apenas um ou dois projetos grandes possibilita que a Eneva os inscreva em vários leilões, observando a melhor oportunidade. “Se for um leilão grande pode contratar projetos maiores e se for menor podemos ajustar dentro da demanda. Isso nos traz uma flexibilidade bastante interessante na hora de concorrer”, explica.

Outro atrativo do pipeline greenfield da Celse é que ele já teve a sua estrutura de FSRU amortizada pela UTE Porto de Sergipe. A Celse tem uma expectativa de Ebitda em 2022 de R$ 1,2 bilhão e está em processo de desalavancagem. Não há obrigatoriedade da Eneva em ter que contratar gás importado para abastecer esses projetos. O gás nacional da bacia do Seal, futuras oportunidades do Bahia terra aparecem como candidatos a suprir esses projetos. A região em que a usina está localizada, no estado de Sergipe, é considerada estratégica.

Durante a teleconferência, os executivos da Eneva ressaltaram vantagens como a localização estratégica para monetização do excedente de gás; as sinergias administrativas com a integração à estrutura Eneva; a conexão com a TAG aprovada e a chance de um segundo ciclo de geração na UTE Porto de Sergipe I.

(Nota da Redação: Devido às instabilidades sofridas pelo Portal nos últimos dias, essa matéria foi originalmente publicada na nossa página do Linkedin. Por isso, estamos republicando nesta sexta-feira, 03 de junho de 2022)