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A adoção da solução Revenue Intelligence, desenvolvida pela Choice Technologies, fez com que a Cemig (MG) aumentasse em mais de 13% a efetividade das inspeções, que agora são um processo automatizado. O software usa inteligência artificial. De acordo com Denis Maia, a solução consegue criar padrões de perdas, na sua maioria furtos ou fraudes no medidor e refinar o tipo de inspeção a ser feita. “Nossa plataforma é um grande otimizador do recurso finito que é a quantidade de inspeções”, afirma.

Maia conta que a plataforma faz a identificação dos padrões de perda e captura os clientes enquadrados nesses padrões por meio de inteligência artificial. Após essa etapa, um algoritmo atribui uma probabilidade de fraude ao cliente. Ele dá como exemplo dois clientes, em que o que tem mais probabilidade vai ser priorizado.

O segundo algoritmo tem um papel importante dentro do Revenue Intelligence, porque faz uma predição da fraude em kilowatts. O CEO da Choice salienta a importância desse algoritmo. Além de achar a fraude, o interessante para a distribuidora é identificar a mais volumosa, que traria mais recuperação. “Esse segundo algoritmo vai me dizer qual é o impacto financeiro dessa fraude ou dessa perda”, explica Maia.

A distribuidora mineira estava em um viés de descumprimento das perdas regulatórias. Para chegar no limite regulatório determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, era preciso aumentar o número de inspeções.

A Cemig fechou 2020 com mais de 600 GWh de perdas acima do limite regulatório. No final de 2021, o índice do aumento de acertos mensal aumentou 23 pontos percentuais, indo de 27% para 50%, o que apontou a descoberta de mais irregularidades na história da estatal. Segundo Luiz Renato Fraga Rios, gerente de Medição e Perdas da Cemig, perdia-se muito tempo na inteligência de sistemas e o software testa a efetividade dessa regra com vistas a alcançar 70% de acerto.

Com a solução da Choice, a Cemig empatou com a exigência da Aneel, de 11,28% como índice de perdas totais técnicas e não técnicas, fazendo o índice de eficiência ficar acima de 70%. A plataforma acompanha o processo de garantia de receita e sugere os melhores clientes para as inspeções. A análise do resultado, que é retroalimentada pelo software, é considerada pelo CEO da empresa de tecnologia um aprendizado contínuo através da Inteligência Artificial, já que os dados são rastreáveis. “É muito importante também ter toda essa visão de gestão e auditoria do processo”, frisa.

A rapidez dos resultados surpreendeu a Cemig. Logo nos primeiros meses, o resultado começou a aparecer. “A gente trouxe esse benefício de uma forma muito clara e um resultado muito rápido também. Com seis meses já tinha um resultado assim fabuloso”, comenta Maia.

O software, que já existe há 20 anos, não sofreu adaptações e é executado da mesma maneira, já é usado no Brasil por vários concessionários, como Neoenergia e Light. A solução também já está consolidada de modo global, com penetração nas Américas Latina e Central, em países como Equador e Panamá, além do Oriente Médio, na Arábia Saudita.