Petrobras passa a ter 100% da Ibiritermo

Estatal já possuía metade de participação em empresa dona de UTE em MG de 226 MW

A Petrobras comunicou nesta quarta-feira, 1º de junho, que assinou contrato para a compra de 50% da participação da Edison S.p.A. na sociedade Ibiritermo S.A., pelo preço de R$ 1 em cumprimento ao Contrato de Conversão de Energia, firmado em 21 de junho de 2002 com a Ibiritermo S.A.. A empresa em questão é uma sociedade anônima de capital fechado criada e 2001, que tem como único ativo a UTE Ibirité (MG – 226 MW), localizada na cidade de mesmo nome. A estatal já tem participação de 50% na Ibiritermo e após a conclusão da transação, passará a deter 100% das ações e a propriedade exclusiva da térmica.

Na conclusão da transação, a Petrobras pagará de compensação por parte do capital social R$ 2,5 milhões à Edison S.p.A e o contrato será encerrado, com a transferência da UTE Ibirité para a Petrobras, que desde a celebração do ECC é operada pela Petrobras.

A conclusão da transação está sujeita a condições precedentes, tais como a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Após a conclusão da operação, a Petrobras adotará as medidas necessárias para iniciar a liquidação da Ibiritermo, passando a operar a UTE Ibirité como ativo integrado ao seu portfólio de térmicas, sem estrutura societária associada.

(Nota da Redação: Devido às instabilidades sofridas pelo Portal nos últimos dias, algumas de nossas matérias foram deletadas. Por isso, estamos republicando nesta sexta-feira, 03 de junho de 2022)