A Cemig está intensificando a modernização do seu parque medidor. Com um aporte de R$ 200 milhões a companhia avança com duas iniciativas paralelas que devem representar a instalação de 850 mil medidores. Cerca de 100 mil unidades já foram trocadas entre janeiro a maio deste ano e as ações deve seguir até o final de outubro.
O objetivo é promover maior agilidade e segurança do processo de medição e leitura, além de facilitar o acompanhamento do consumo por parte dos consumidores. Somente na capital e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) serão 120 mil equipamentos substituídos pela concessionária.
Paralelamente à substituição dos aparelhos obsoletos, a estatal mineira vem instalando medidores inteligentes em algumas unidades consumidoras da RMBH desde setembro do ano passado. A previsão é de que até a conclusão do projeto – no último trimestre deste ano – sejam instalados aproximadamente 250 mil aparelhos com essa tecnologia, o que representa um investimento da ordem de R$ 155 milhões por parte da Cemig.
A iniciativa também deve ser expandida para outras regiões de atuação da distribuidora, de acordo com o plano de investimentos estratégico. A principal diferença neste tipo de equipamento é a capacidade de envio de informações como dados relativos ao consumo ou identificação de falta de energia do medidor diretamente para a empresa por meio de telemetria.