A Eletronuclear e a Électricité de France (EDF), multinacional francesa de energia, assinaram, na última quinta-feira, 2 de junho, um memorando de entendimento, com validade de cinco anos (prorrogável por igual período), com objetivo de promover uma cooperação mútua no desenvolvimento de projetos de energia nuclear.

Trata-se, na verdade, da renovação de um acordo de cooperação anterior, assinado em 2018, porém com escopo ampliado, incluindo tecnologias emergentes como pequenos reatores modulares, geração de hidrogênio e práticas de gestão da inovação em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

De acordo com a Eletronuclear, a parceria será realizada em áreas como operação e manutenção de usinas nucleares, gestão do envelhecimento de materiais, segurança da informação e aceitação pública da energia nuclear. O trabalho se dará por meio do intercâmbio de dados ou experiências técnicas e econômicas, visitas, grupos de trabalho, workshops, seminários e treinamentos de interesse comum entre as partes.