A SMA, empresa alemã no fornecimento de soluções fotovoltaicas, planeja dobrar a capacidade de produção na sua sede em Niestetal, perto de Kassel, Alemanha, passando do nível atual de 21 GW para quase 40 GW até 2024. A construção está programada para começar no final de 2022.

A empresa informou que medindo 47.000 m² de área útil, a nova fábrica Gigawatt será dedicada à fabricação de sistemas voltados, sobretudo, ao segmento de usinas fotovoltaicas de grande escala. Para a nova construção, parte da firma de investimento na Sandershäuser Berg, perto da sede da SMA, será vendida para uma empresa de planejamento de projetos. Esta empresa planejará a instalação da produção de acordo com as especificações da SMA.

Um contrato de arrendamento de longo prazo para a fábrica já havia sido assinado. O potencial de expansão também é levado em consideração para garantir que a empresa possa responder ao crescimento futuro do mercado. O projeto também será implementado de acordo com abrangentes critérios de sustentabilidade para obter a certificação DGNB. O sistema de certificação é o mais avançado para construção sustentável e é reconhecido internacionalmente como referência global em sustentabilidade.