A agência de classificação de risco Fitch Ratings reafirmou o rating AAA (bra) de longo prazo da Copel e de suas subsidiárias Copel GeT e Copel Dis. Contudo, a perspectiva dos ratings corporativos foi mantida como estável.
De acordo com a Fitch, a preservação do rating reflete, principalmente, o robusto perfil de crédito do grupo Copel, a expectativa de manutenção de seu perfil financeiro e a consistente performance operacional com sua atuação integrada no setor de energia, característica que contribui para a diluição de riscos operacionais e regulatórios.
A Fitch ainda destacou em seu comunicado que o forte perfil de negócios justificado pelo benefício da diversificação e da relevância de seus ativos operacionais no setor elétrico brasileiro contribuem para a manutenção do rating.
Além disso, a robusta geração de caixa com destaque para o negócio de geração, os ganhos de eficiência na distribuição, o controle de custos, investimentos em modernização de rede e perdas abaixo dos limites regulatórios foram fatores importantes na decisão.
Por fim, a Copel destaca que a preservação do rating na nota máxima da escala da Fitch confirma o seu compromisso com a agenda estratégica sustentável de aumento da eficiência em todos os negócios, disciplina na alocação de capital e avanços em governança corporativa.