O projeto Arborização + Segura, executado pelas distribuidoras da CPFL Energia, e que está completando sete anos em 2022, teve seu investimento renovado permitindo a ampliação das cidades atendidas. As ações ambientais terão aporte de R$ 1,2 milhão neste ano contemplando municípios das áreas de concessão da CPFL Paulista, CPFL Piratininga e CPFL Santa Cruz.
De acordo com a companhia, o foco do projeto é contribuir para a revitalização gradativa da arborização urbana dos municípios buscando uma convivência mais harmônica com as infraestruturas das cidades, incluindo a rede elétrica, de água, de esgoto, de telefonia, calçamentos e iluminação pública, além da substituição de árvores que apresentem sua saúde comprometida ou ainda ofereçam riscos a população. Atualmente, o projeto é executado em parceria com as Prefeituras Municipais de 58 cidades de São Paulo, duas no Paraná e uma de Minas de Gerais, todas atendidas pela CPFL. Até o início de 2021, 19 municípios participavam, representando aumento de 221%.
Ao todo, o projeto já foi responsável pelo plantio de mais de 90 mil árvores de espécies e porte mais adequados para o convívio harmônico com o contexto urbano. O toque de galhos e árvores em componentes da rede elétrica, como cabos e transformadores, estão entre as principais causas de interrupções no fornecimento de energia a população, além de, em determinadas situações, representarem riscos à segurança de pedestres e veículos. Por isso, uma das frentes de atuação do projeto é conscientizar os moradores sobre os riscos do plantio desordenado de espécies arbóreas que atinjam grande porte em sua fase adulta em locais inadequados.