A Elera Renováveis é a nova patrocinadora da 19ª edição do ENASE, o Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, que volta a acontecer presencialmente depois de dois anos e tem como tema “Um olhar para 2023 – 2026”. É a primeira vez que a empresa patrocina o encontro no qual serão discutidos temas como os desafios da governança setorial, o papel do hidrogênio verde na transformação do setor elétrico, a matriz elétrica em evolução, os impactos do novo setor elétrico nos consumidores a partir de 2023, eleições 2022, entre outros.
O patrocínio acontece em um momento de franco crescimento da Elera Renováveis, que faz parte do grupo canadense Brookfield. Com projetos em fase de construção e desenvolvimento, a empresa vai aumentar de tamanho, saindo de 2.1 GW de potência instalada para 3.4 GW.
“O nosso plano de crescimento prevê expansão do parque gerador de maneira acelerada e diversificada a partir de fontes renováveis. A companhia vai aumentar de tamanho, o que manterá nossa posição de uma das maiores geradoras de energia 100% renovável do país. As construções de nossas usinas estão avançando muito bem, com término das obras e entrada em operação comercial antes do início dos contratos de venda de energia”, destacou Fernando Mano, CEO da Elera Renováveis.
Com apenas fontes renováveis disponíveis em seu portfólio, a Elera tem hoje 78 usinas gerando energia hidrelétrica, solar, eólica e de biomassa.
“Geramos 2.1 GW de energia renovável injetada no Sistema Interligado Nacional, 24 horas por dia, sete dias por semana”, complementa Natascha Padis, Diretora Comercial da companhia, reforçando que a Elera Renováveis contribui com o desenvolvimento da cadeia produtiva do país e com a redução da pegada de carbono, e seguirá a estratégia de manter foco no mercado livre, com compradores dos ramos de indústria, alimentos e tecnologia, entre outros. “Temos muito interesse neste ambiente onde há clientes sólidos buscando comprar energia renovável para ajudar no cumprimento de metas de sustentabilidade e emissões de CO2”, completou.
Green Solutions
A Elera Renováveis tem expertise na customização de soluções integradas e produtos sob medida, como projetos green field de construção e expansão em energia renovável, contratos de longo prazo, portfólio completo com energia convencional e incentivada com 50% e 100% de desconto na TUSD, atendimento flexível e personalizado. Possui certificação internacional de energia renovável, não só os I-RECS, monitorados e distribuídos pela International REC Standart, mas também outros certificados, como o REC Brasil e o Crédito de Carbono.
No último ano, a companhia firmou um contrato na modalidade de autoprodução no megacomplexo solar de Janaúba, em Minas Gerais, um dos maiores da América Latina, com quase 1 GW de energia vendida no mercado livre. O empreendimento, que reunirá 20 parques solares, contará com investimento estimado em R$ 3 bilhões, terá cerca de 1,5 milhão de módulos fotovoltaicos e capacidade instalada de 1.200 MWp, suficiente para abastecer quatro milhões de pessoas.
As obras foram iniciadas em janeiro de 2021 e estão em ritmo acelerado. Os impactos positivos na economia local e no desenvolvimento socioambiental da região já são percebidos com a geração de cerca de 1.600 empregos diretos e mais de 10 mil indiretos. Além disso, a companhia mobiliza R$ 10 milhões em iniciativas de ESG, para apoio às comunidades e preservação do meio ambiente.
O Complexo Solar Alex (CE), primeiro ativo solar da companhia no país, entrou em operação comercial no ano passado, com 360 MWp de capacidade instalada. Recentemente, a PCH Foz do Estrela (PR) também entrou em operação, e a Elera começa no segundo semestre deste ano a construção do Parque Eólico Oeste Seridó (RN), com capacidade instalada de 247,5 MW e energia já 100% contratada.
(Nota da Redação: Conteúdo patrocinado produzido pela empresa)