Estudo compara eficiência de sistemas fotovoltaicos

Trabalho acadêmico testou as taxas de produtividade e desempenho energético de tecnologias fotovoltaicas diferentes conectadas à rede

Um estudo realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontou qual sistema fotovoltaico de telhado é o mais eficaz. A avaliação indicou que aqueles inversores com otimizadores DC (SolarEdge Technology) tiveram os melhores resultados.

Durante o estudo foram avaliados sistemas com diferentes tipos de tecnologia de inversores: inversores string (da ABB, B&B Power, Fronius e GOODWE), micro inversores (APSystems e Micro Reno), bem como inversores com otimizadores DC (da SolarEdge). Foram dois anos de estudos de sistemas fotovoltaicos instalados, a maioria deles instalados na região leste de Minas Gerais.

O estudo também confirmou que os sistemas MLPE apresentaram melhor desempenho devido a sua tecnologia em nível de módulo que otimiza o desempenho do sistema eliminando perdas e proporcionando maior geração. Já os sistemas inversores otimizados para CC da SolarEdge apresentaram os melhores resultados de desempenho, provavelmente devido à maior eficiência do equipamento e maior faixa de temperatura de operação dessa tecnologia.

Vale destacar que a metodologia do estudo incluiu apenas locais reais de instalação, em diferentes tipos de coberturas, com sistemas em vários ângulos, orientações e azimute. O principal desafio do estudo foi a comparação entre esses diferentes sistemas. Para fazer uma comparação objetiva, o pesquisador aplicou uma série de fórmulas para poder normalizar os dados e, em seguida, poder comparar de forma confiável com base na produtividade do sistema, produtividade de referência e taxa de desempenho geral.

A diferença de desempenho entre diferentes tecnologias e fabricantes enfatiza a importância de escolher a tecnologia do inversor com sabedoria, bem como reforça a importância de monitorar a confiabilidade do sistema para monitorar o desempenho do sistema.

Quem coordenou o estudo foi Toniangelo Vieira, empresário, engenheiro eletricista, com MBA em Gestão de Projetos (FGV), especialista em energia solar fotovoltaica, pós-graduado em Energias Renováveis (UFMG) e Diretor da T8M Energia Solar.