A GE comemorou o início da operação comercial das duas primeiras turbinas a gás 7HA.03 do mundo, no FPL Dania Beach Clean Energy Center (Dania Beach), localizado perto de Fort Lauderdale, na Flórida. Segundo a companhia o equipamento é o maior, mais eficiente e flexível de 60 Hertz (Hz) no mundo, fornecendo aproximadamente 1,2 GW.

Para a fabricante, a modernização levou a uma redução de emissões de 70% em comparação com a instalação anterior e ajudará a garantir que a Florida Power & Light Company (FPL) seja capaz de fornecer eletricidade 24 horas por dia, 7 dias por semana no estado americano, que vive um rápido crescimento – particularmente nas áreas altamente populosas dos municípios de Miami-Dade e Broward.

Olhando para o futuro, a companhia afirma que algumas modificações podem fazer essas unidades serem abastecidas por hidrogênio. Está inclusive desenvolvendo um projeto piloto que testará o uso do H2 em sua usina no município de Okeechobee, Flórida.

De acordo com a GE, a turbina a gás 7HA.03 tem capacidade de queimar até 50% em volume de H2 quando misturada com gás natural, o que é habilitado pelo sistema de combustão DLN2.6e, que é padrão nas unidades 7HA.03 instaladas em Dania Beach.

Testes

O desempenho do equipamento – mais de 64% de eficiência líquida de ciclo combinado, taxa de rampa de 75 MW por minuto e flexibilidade aprimorada foram validados no Test Stand 7 da GE em Greenville, SC (EUA), uma das maiores e mais abrangentes instalação de teste de plena velocidade e carga total do mundo.

As duas empresas estimaram uma economia de mais de US$ 330 milhões ao longo da vida do projeto. O Test Stand exclusivo da GE permite que a companhia e seus clientes simulem milhares de horas de operação em campo para determinar o desempenho ideal das unidades antes do início das operações comerciais no local.

A frota das turbinas HA da conta com 137 unidades encomendadas por mais de 50 clientes em 20 países, tendo acumulado mais de 1,3 milhão de horas operacionais de experiência comercial em 69 unidades até maio de 2022. Atualmente, essas unidades em todo o mundo estão fornecendo 36 GW de energia, o equivalente necessário para abastecer mais de 27 milhões de residências nos EUA, o dobro desde 2019.