A Wärtsilä assinou um acordo de Operação e Manutenção com a Termocabo. O acordo envolve a UTE de 48 MW com mesmo nome na cidade de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. O acordo foi assinado em abril de 2022 e está em vigor desde o dia 1º de junho.

A Wärtsilä já teve um acordo de O&M anterior para a planta, que durou de 2002 a 2015. O novo acordo valida as capacidades da Wärtsilä em garantir uma produção confiável e ideal em todas as condições operacionais. A planta opera com três motores Wärtsilä 46, e o acordo inclui garantias de desempenho quanto à disponibilidade e consumo de combustível. Essas garantias de desempenho representam um facilitador significativo para a Termocabo cumprir suas obrigações contratuais. O acordo de O&M permanece em vigor até que o PPA atual expire em 2025.

De acordo com Jorge Alcaide, Diretor de Negócios de Energia da Região Sul, Américas da Wärtsilä, é gratificante que após um intervalo de alguns anos, a Termocabo mais uma vez tenha pedido para assumir a responsabilidade pela operação e manutenção da planta. Segundo o executivo, a cooperação renovada permitirá à Wärtsilä aconselhá-los e apoiá-los à medida que desenvolvem seus planos para desenvolvimentos futuros à medida que o cenário de energia muda e se moderniza.

Até o momento, a Wärtsilä entregou 2,7 GW de capacidade de usina no Brasil, dos quais 739 MW estão atualmente cobertos por contratos de serviço de longo prazo da companhia. A empresa também converteu 275 MW de capacidade movida a óleo para funcionar com gás natural no Brasil.