A Corio Generation anunciou nesta segunda-feira, 13 de junho, que irá construir parques eólicos offshore no Brasil, num total de cinco projetos de mais de 5 GW em fase inicial de desenvolvimento.
Após a etapa de finalização da documentação e aprovação dos órgãos reguladores, a Corio em parceria com a empresa brasileira Servtec pretendem obter arrendamento para os cinco parques com estruturas fixas em áreas marítimas do Nordeste, Sudeste e Sul, com capacidade instalada variando de 500 MW a 1,2 GW cada.
“O Brasil é abençoado com imensos recursos eólicos ao longo de sua costa, o que lhe garante uma nova fonte de energia limpa, confiável e de custo acessível. Vemos enormes oportunidades para explorar a energia eólica oceânica no Brasil, propiciando investimentos econômicos e empregos verdes ao País”, disse o CEO da Corio Generation, Jonathan Cole.
O anúncio de hoje ocorre num momento em que o governo federal do Brasil age para diversificar o mix de energias renováveis do País, liberando para exploração a capacidade eólica offshore ao longo da costa. Um decreto publicado em janeiro regulamenta a exploração da energia eólica offshore. “Este é um dia histórico para a Corio, um marco da entrada de nossa empresa nas Américas. Como especialista em desenvolver a energia eólica offshore, com profunda expertise industrial e grande acesso a capital de longo prazo, a Corio tem o prazer de firmar esta parceria com a Servtec, uma das mais respeitadas geradoras de energia renovável no Brasil”, explicou Cole.