Com investimento de cerca de R$ 16 milhões, a Energisa Rondônia está reforçando, até final do ano, a subestação Ariquemes que contará com mais 12,5 MVA de potência de energia disponível, o equivalente a 50 mil casas populares.

A companhia informou que o circuito que alimentará esse sistema sai da subestação da Eletronorte, que transmite a energia em grande potência até a subestação da Energisa, local onde é transformada para o nível adequado para utilização dos clientes. A disponibilidade energética é fator importante para instalação e ampliação de empresas na região, parte delas ligadas à mineração.

O projeto prevê a instalação de postes em que é necessário cavar o solo para a instalação, ao longo de 3 km entre as subestações, parte passando pela Avenida Capitão Silvio, uma das vias principais do município. A subestação localizada no distrito de Bom Futuro também está recebendo cerca de R$ 3 milhões para duplicar sua capacidade. A obra será importante também para o aumento da qualidade do fornecimento para Alto Paraíso, que passará a ser atendido por esta subestação.