A Siemens Energy foi a empresa escolhida pela Suzano, empresa de fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, para prover toda a solução integrada de energia na nova fábrica que a empresa está construindo no município de Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul. O projeto prevê a entrega da solução completa de geração, distribuição e gerenciamento de energia para alimentar toda a planta, que terá capacidade instalada para produzir 2,55 milhões de toneladas anuais de celulose.
A companhia informou que a geração de energia será feita por meio de três turbogeradores, de modelo SST-600, que transformam o vapor proveniente das caldeiras que queimam resíduos do processo de fabricação da celulose em energia elétrica. Esses equipamentos farão parte de uma das usinas mais ecoeficientes em termos de emissão de carbono no país. Além disso, por serem equipamentos de alto rendimento, as turbinas proporcionarão uma grande quantidade excedente de energia, permitindo à planta o fornecimento e venda para a Rede.
A expectativa é que sejam gerados cerca de 180MW excedentes, suficientes para abastecer uma cidade com 2,3 milhões de habitantes durante um mês. Com entrega prevista para 2024, os turbogeradores serão produzidos em fábricas da Alemanha e Jundiaí (SP), antes de seguirem para a planta da Suzano.