A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a operação em teste, a partir de 15 de junho, de unidades geradoras da UHE São Roque, com 94,6 MW de capacidade instalada, localizada no estado de Santa Catarina. E também, 2,7 MW da UTE Paulínia Verde, localizada no estado de São Paulo. No total, foram liberados 97,3 MW para operação em teste.
A Aneel decidiu ainda suspender a operação em teste da UG7, da EOL Chafariz 3, localizada estado da Paraíba. A UG teve como ocorrência uma elevada turbulência na ponta inferior das pás de aerogerador que comprometeria a vida útil do aerogerador e levaria à limitação significativa de potência, e, portanto, a alternativa considerada foi de realocação desta UG. A condição de operação em teste de uma usina exige que suas unidades geradoras estejam concluídas e em condições operacionais, fato que não se observa em razão das circunstâncias apresentadas.
De acordo com Nota técnica da Aneel, a empresa não apresentou argumentos que impeçam a suspensão da operação em teste, limitando-se a esclarecer a ocorrência e informar sobre as ações de realocação e recuperação da unidade geradora. Ressaltou também que a suspensão da operação em teste não possui viés punitivo, pois não traz consigo vínculo com a Resolução Normativa nº 846, de 11 de junho de 2019.