A Vestas atingiu a marca mais de 950 turbinas produzidas da plataforma 4 MW em sua fábrica em Aquiraz no Ceará. Com mais de uma década de constante evolução e inovação da plataforma a qualidade, eficiência e escala na cadeia de abastecimento cresceu e foi otimizada para responder às necessidades do mercado local e global. O feito acontece três anos após a expansão de sua unidade fabril, em 2019, e do início da produção local da plataforma de 4MW no Brasil.

As mais de 950 unidades são parte dos pedidos que a Vestas recebeu da V150 4.2MW e V150 4.5 MW, que irão adicionar 4GW à matriz elétrica brasileira, dos quais mais de 3.8MW já estão em operação. Segundo a Vestas, a tecnologia full-converter desses modelos oferece a capacidade técnica ideal para enfrentar os desafios atuais e futuros apresentados pela transição energética no Brasil.

Hoje os 126 colaboradores totalmente dedicados à produção e logística de hubs e naceles na fábrica em Aquiraz foram capazes de manufaturar o último1 GW em apenas oito meses.

De acordo com Eduardo Ricotta, presidente da Vestas na América Latina, o compromisso da empresa com a transição energética no Brasil caminha a passos largos e a Vestas trabalha ininterruptamente para apoiar os clientes em seus projetos renováveis. Segundo ele, a fabricante se orgulha de produzir localmente a melhor tecnologia eólica disponível no mercado global e quer continuar contribuindo com a eletrificação sustentável no país de maneira fiel.