fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Recentemente a Auren Energia anunciou a aquisição de 50% do capital social da Way2 Technology e 28,3% de participação na Aquarela Analytics. As aquisições resultam do olhar centrado da companhia nas necessidades dos clientes de hoje e de amanhã, com estratégia e gestão focadas em inovação, digitalização e novas tecnologias. “Hoje estamos entre as três maiores do Brasil e o nosso objetivo é ser um player relevante, reconhecido e admirado pelo consumidor e para isso precisamos conhecer o perfil de cada um e daí a importância da medição de energia e data science para oferecer algo que faça sentido para o nosso consumidor”, disse o VP da Auren Energia, Raul Cadena.
A Auren sempre investiu em dados e análises e foi em 2021 que ela conheceu a startup Aquarela, uma empresa scale up que atua no setor de advanced analytics e inteligência artificial. “A Aquarela presta serviço para vários segmentos da indústria, varejo, educação e etc. E ano passado a gente começou um piloto com eles onde um robô de inteligência artificial capta toda a massa de dados e ele tenta nos dizer se o preço da energia vai subir ou cair no curto prazo e começamos a trabalhar ao longo do segundo semestre do ano passado com isso”, explicou Cadena.
Após o projeto piloto dar certo, a Auren começou a ver outras possibilidades de negócios em energia com Aquarela. “A gente começou a ver possibilidades em analytics e data science e aí resolvemos fazer uma parceria mais séria e então surgiu a ideia de comprar uma participação na startup e criar negócios não só para a Auren, mas para os nossos clientes também”, ressaltou Cadena.
“Com a crise da guerra da Ucrânia, a energia se tornou um ativo raro e esse mercado está em franca expansão e tem muita coisa para acontecer e a inteligência artificial é uma das expertises da Aquarela e ela se encaixa muito bem nesse novo horizonte de transição energética”, declarou o CEO da Aquarela Analytics, Marcos Santos.
A parceria com a Aquarela permitirá à Auren ampliar o uso de analytics/big data no desenvolvimento de novos produtos, serviços e soluções em energia para os clientes do mercado livre. Com o investimento, a Auren avança na sua estratégia de se preparar para a abertura do mercado livre de energia.
“Vemos o movimento do mercado livre no Brasil com bons olhos. É um movimento super positivo para o consumidor, pois no final quem vai ganhar é ele. Ele vai ter a opção de escolher de quem comprar e optar pelas melhores ofertas e a que mais se adequa ao perfil de consumo dele”, afirmou o VP da Auren Energia, Raul Cadena. O executivo ainda declarou que o foco da companhia agora é acelerar o crescimento no mercado de comercialização. “Os nossos próximos movimentos vão ser na linha de acelerar o crescimento e com mais presença no mercado livre”.
O executivo destacou que a Auren quer levar energia livre e sustentável para o consumidor e numa oferta acessível, pois o mercado está passando por uma transformação enorme e em todas as frentes. “Seja do ponto de vista tecnológico, eletrificação, bateria, do ponto de vista de fontes de geração. O tema de geração distribuída vem avançando, as renováveis entrando cada vez mais na matriz e muita inovação acontecendo. E alguns dos temas que entraram na pauta dos consumidores são: sustentabilidade, descarbonização e ESG. Vemos cada vez mais a convergência de energia com sustentabilidade. A energia limpa, consciente, ambiental e socialmente está sendo um diferencial competitivo e vai ser cada vez mais. O movimento está acelerando e percebemos isso no nosso dia a dia”, disse.
Para 2023, a Auren acredita que será um ano de aceleração. “A gente vai estar onde precisa para de fato acelerar e crescer. Temos feito parcerias e comprando participação, que chamamos de ecossistema. No próximo ano queremos fomentar cada vez mais a sinergia desse ecossistema”, finalizou.