Copel lança funcionalidade de rede inteligente em aplicativo

Gráficos mostram consumo diário e comparativos mensais

O consumidor que já tem medidor inteligente da Copel instalado e em completo funcionamento agora pode acessar uma nova funcionalidade no aplicativo: a rede elétrica inteligente. Com ela, é possível consultar a quantidade de kWh consumida a cada dia e estimar o total de consumo do mês, antes do fechamento da fatura. A nova funcionalidade é um dos passos para a consolidação da rede elétrica inteligente no Paraná.

De acordo com a Copel, os medidores inteligentes representam um avanço tecnológico com vantagens para todo mundo. Até o momento, a Copel instalou 370 mil medidores inteligentes em 73 cidades das regiões Centro-Sul, Sudoeste e Oeste do Paraná. Até outubro deste ano, serão 462 mil medidores instalados, com um investimento de R$ 252 milhões e benefício direto a 1,5 milhão de paranaenses.

A companhia informou que a implantação da rede elétrica inteligente é uma atualização tecnológica feita com recursos da companhia, sem custo adicional aos consumidores. Pelo aplicativo também é possível consultar gráficos de consumo do mês, comparados com o mesmo mês do ano anterior. Com base nos dados de consumo já medido, a tela também mostra uma estimativa de quanto vai dar o consumo naquele mês corrente. A funcionalidade está disponível e aparece no menu do aplicativo apenas para as unidades consumidoras que estão com a leitura remota ativa. Dos 370 mil medidores inteligentes instalados em todo o Paraná, 200 mil já têm comunicação estável com atualização diária de consumo.