Posto elétrico para carregamento de veículos é inaugurado no Pará

O projeto também disponibiliza 10 bicicletas elétricas para uso gratuito da população

A Equatorial Pará, em parceria com o Governo do Estado, inaugurou na última quinta-feira, 30 de junho, um eletroposto para carregamento de veículos elétricos de forma gratuita à população. O eletroposto foi instalado no Porto Futuro, e é uma proposta sustentável para o transporte, que fomenta a qualidade de vida das pessoas por meio do uso das bicicletas disponibilizadas para o lazer e estimula o avanço tecnológico nacional por meio da mobilidade elétrica, seguindo a tendência mundial.

De acordo com a Equatorial, no eletroposto será permitido o carregamento de até dois carros elétricos simultaneamente, motos, patinetes e contará com uma estação de 10 bicicletas elétricas, utilizando como fonte de alimentação a energia solar, limpa e renovável.

Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o número de veículos eletrificados em circulação no país chegou a 90 mil, em abril, e deve passar de 100 mil até agosto deste ano. Para se ter uma ideia da economia com o transporte elétrico, o gasto com veículos movido a combustíveis fósseis (gasolina, gás natural, etc.) é, em média, o dobro do preço do investido com os movidos a energia elétrica, para percorrer a mesma distância. Logo, ao migrar para mobilidade elétrica, o cliente terá uma redução de, aproximadamente, 50% nos custos com transporte.

Durante a inauguração do eletroposto foi doado um carro elétrico compacto, o Renault ZOE, para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) para dar apoio às atividades da secretaria. O modelo leva em torno de três horas para uma carga completa e permite o percurso de até 250 km.