EDP inaugura Centro de Operações Integrado

Localizado em São José dos Campos, novo espaço visa elevar excelência nos serviços de monitoramento e de operação com alta tecnologia e segurança

A EDP inaugurou na última sexta-feira, 01 de julho, o novo Centro de Operações Integrado (COI). O espaço, que está localizado em São José dos Campos, amplia a sinergia entre as áreas internas, buscando a excelência na prestação dos serviços. O COI abriga a operação dos segmentos de distribuição (São Paulo), transmissão e geração do Grupo EDP no Brasil.

Com investimento de R$ 30 milhões, o novo Centro de Operações Integrado possui diversas inovações tecnológicas em suas instalações, que buscam harmonizar tecnologia, segurança e bem-estar dos colaboradores. Segundo a EDP, a partir do COI é possível realizar o monitoramento em tempo real do sistema de distribuição da EDP no estado de São Paulo, que atende cerca de 5 milhões de habitantes. São mais de 12 mil atendimentos por mês realizados nas regiões de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte.

No segmento de transmissão, o COI atua na operação de 29 linhas, totalizando 2.500 km, 31 subestações de até 500 kV, sendo 15 próprias e 16 subestações de acesso. Na área de geração, a operação inclui 6 usinas hidrelétricas e 1 termelétrica, localizadas nos estados do Amapá, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Ceará. Já em fontes renováveis, o Centro também contempla o monitoramento de 5 parques eólicos e 1 solar, nos estados do Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo, com 787,39 MW de potência instalada.

A estrutura do COI também comporta o Centro de Segurança Integrado, que faz a vigilância remota de todas as subestações do setor de Distribuição, além de prédios administrativos (EDP Goiás, EDP Soluções e Sede Corporativa), e bases operacionais, espalhadas por toda a área de concessão em São Paulo. Também monitora 16 Usinas Solares. Entre os equipamentos utilizados no sistema de monitoramento estão radares, câmeras com detecção de intrusão e instrumentos de alerta sonoro. Atualmente, 111 unidades da EDP em São Paulo são monitoradas remotamente com segurança eletrônica.