WEG lança novo aerogerador com potência de 7 MW e 172 metros de diâmetro de rotor. O protótipo deve entrar em operação no início de 2024 e o início da produção seriada é esperada para 2025. De acordo com a companhia, o novo modelo é mais potente, eficiente e traz melhores rendimentos para os projetos eólicos.
“Tivemos sucesso com nossa plataforma de 2.1 MW, que conta com 650 MW operacionais superando os compromissos de disponibilidade, bem como com a plataforma atual de 4.2 MW, onde já temos comercializado mais de 1.000 MW”, disse o Diretor Superintendente de Energia da WEG, João Paulo Gualberto da Silva. “De maneira a continuarmos crescendo no negócio de geração de energia eólica, é natural continuarmos expandindo e oferecendo aos nossos clientes soluções ainda mais eficientes e de alta tecnologia”, acrescenta.
A fabricação dos novos aerogeradores acontecerá inicialmente no Brasil e o novo aerogerador tem características adaptadas para atender outros mercados. Segundo a companhia, a sua tecnologia de acionamento Medium-Speed Geared (MSG), aliada a um conversor de potência plena, permite uma interconexão suave à rede elétrica, bem como flexibilidade para se adaptar e cumprir diferentes códigos de rede de cada país. Outra funcionalidade é a capacidade de fornecer energia reativa mesmo sem vento, que pode viabilizar outras receitas além da produção de energia. O novo projeto contempla ainda modularidade em seus componentes para simplificar a logística, como torre mais alta e um conceito de montagem mais fácil especialmente para relevos acidentados.
“Com equipes de engenharia especializada em aerogeradores no Brasil, Estados Unidos e Alemanha, além de capacidade para produzir muitos dos componentes internamente, como geradores, motores, eletrônicos, e até tintas, conseguiremos vantagens importantes de custos e qualidade”, finaliza João Paulo.