A Aeris Energy anunciou a renovação e extensão do contrato com a Vestas até 2026 para a entrega de pás eólicas. A empresa prevê que com a prorrogação do fornecimento do modelo de pá eólica atualmente produzido, considerando até o final de 2024, poderá haver uma adição de capacidade equivalente a até 3,3 GW de potência, o que resultaria em um aumento líquido de ordens cobertas por contratos de longo prazo de até R$ 2,6 bilhões.
Adicionalmente, com a extensão contratual, para os anos de 2025 e 2026, e sujeito às vendas da Vestas para entregas em território brasileiro, a Aeris pode receber um complemento de ordens de fornecimento de pás eólicas de múltiplos modelos que, quando combinado ao incremento de ordens de 2023 e 2024, representem uma capacidade equivalente 7,3 GW de potência.
De acordo com o comunicado enviado pela empresa, as perspectivas para o setor eólico seguem positivas. Para 2022, a Aneel estima que as instalações eólicas devem subir de 20,5 GW de capacidade instalada para 26,4 GW. Já a Agência Internacional de Energia publicou em maio deste ano dados que mostram que ao fim de 2022, o setor de energias renováveis deve superar os recordes alcançados em 2021, com perspectivas de que as adições de capacidade global aumentem para 320GW. Ainda segundo o instituto, as energias renováveis serão responsáveis por cerca de 95% do aumento na capacidade de geração de energia global, que acontecerá até o final de 2026