A Neoenergia fechou contrato com a Ambev para a venda de energia renovável no mercado livre por dez anos. O acordo é no modelo PPA (no inglês, Power Purchase Agreement) de longo prazo e prevê o fornecimento de 55 MW médios, entre 2024 e 2033, proveniente de fonte eólica. Além disso, a parceria contempla a emissão de Certificados de Energia Renovável (I-REC) para todo o período. O contrato soma 4,8 TWh de energia renovável nos dez anos, equivalentes a 4,8 milhões de I-RECs.
A empresa informou que a modalidade PPA, utilizada no contrato com a Ambev, integra a estratégia de expansão da Neoenergia no Ambiente de Contratação Livre (ACL). Acordos como esse têm como vantagem garantir receita a longo prazo, mitigando o risco de projetos e fomentando a ampliação das fontes renováveis.
Além disso, a emissão dos I-RECs serve como vetor de geração de valor para o cliente por apresentar a garantia da sustentabilidade e da rastreabilidade, assegurando que a energia provém de fonte limpa. Essa é uma forma amplamente adotada no mercado global para demonstrar práticas energéticas sustentáveis e equilibrar emissões de gases de efeito estufa (GEE), podendo ser reportados junto a índices de sustentabilidade de Bolsas de Valores.