O Grupo Nordex registrou alta demanda no segundo trimestre. A capacidade total somou 1.836 MW, incluindo um projeto dos EUA de cerca de 200 MW. No mesmo período do ano passado, foram 1.534 MW. A entrada de pedidos firmes no segmento de projetos atingiu um volume de 3.002 MW no primeiro semestre do ano, valor maior que os 2.782 MW do mesmo semestre de 2021. A participação de turbinas eólicas Delta4000 eficientes e de alta margem foi de 93% no trimestre.
Entre abril e junho de 2022, os clientes encomendaram um total de 346 turbinas eólicas para projetos em quinze países. Do volume total de pedidos no segundo trimestre, a Europa respondeu por aproximadamente 58%, a América Latina por aproximadamente 31% e a América do Norte por 11%. Os mercados individuais mais fortes na Europa foram Alemanha, Polônia e Espanha. No que diz respeito à América Latina, os pedidos de alto volume vieram da Colômbia e na América do Norte houve um pedido dos EUA.
Com um total de 205 turbinas e uma potência combinada de quase 1.200 MW, 65% dos novos pedidos firmes são para os modelos de turbinas com mais de 5 MW de potência nominal instalada. Isso também inclui dois pedidos da Alemanha para o N163/6.X, que é o modelo de turbina mais recente do Grupo Nordex e foi instalado pela primeira vez em maio.
De acordo com José Luis Blanco, CEO da Nordex , no segundo trimestre, houve o benefício da forte posição de mercado na Europa que a empresa ocupa. Também foi registrada uma alta demanda pela série Delta4000 fora da Europa e alcançou-se uma entrada de pedidos de cerca de 780 MW. Encomendas da Colômbia e uma encomenda dos EUA contribuíram decisivamente. Com uma entrada de pedidos de cerca de 3 GW no primeiro semestre do ano, o executivo vê um início de segundo semestre com uma base mais forte.