A EDP e a Arcos Dorados, franquia responsável pela operação do McDonald’s na América Latina e Caribe, inauguraram três usinas solares, uma em Cotia (SP) e duas em Rio Paranaíba (MG). Com investimento de R$ 28,3 milhões aportado pela EDP, os empreendimentos têm capacidade anual de geração de 11.726 MWh/ano e atenderão exclusivamente a demanda de energia de 28 restaurantes da rede e de sete quiosques de sobremesa, por meio de um contrato com duração de 12 anos com a Arcos Dorados.
A companhia informou que o volume de energia gerado pelas usinas receberá em sua totalidade a certificação I-REC. As plantas ocupam uma área de 18,5 hectares e evitarão a emissão de 725 toneladas de CO2 anualmente, o equivalente ao plantio de 4.495 árvores. Os 16.240 painéis fotovoltaicos contam com tecnologia de tracking, na qual os módulos se movem de acordo com as mudanças no ângulo dos raios solares para um maior aproveitamento da irradiação.
A Arcos Dorados destacou que o uso de usinas solares integra uma série de iniciativas para abastecimento dos restaurantes de sua rede por fontes renováveis, reforçando o compromisso rede com a sustentabilidade e com o meio ambiente. As iniciativas de eficiência energética também contribuem para a empresa alcançar as metas estabelecidas na Receita do Futuro, a estratégia de atuação ESG da companhia, como a redução de 36% de emissões de gases de efeito estufa de sua operação direta, além de 31% das emissões de toda sua cadeia, até 2030.