Em seu segundo mandato à frente da presidência do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o empresário Ronaldo Koloszuk tomará posse nesta quinta-feira, 07 de julho, em evento que acontece na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na capital paulista. Koloszuk foi reeleito para mais quatro anos à frente da presidência do Conselho de Administração da entidade e será acompanhado por um time diversificado e abrangente de conselheiros de diferentes elos da cadeia do setor solar fotovoltaico no Brasil.

A cerimônia de posse oficializa o novo colegiado da Absolar, composto por 26 executivos e empreendedores do setor fotovoltaico e que representa mais de 750 empresas no País. A associação tem a missão de intensificar o crescimento da energia solar no Brasil, tanto nos sistemas solares em telhados de edifícios e em pequenos terrenos quanto nas usinas solares de grande porte.

Atualmente, a fonte solar possui 16 GW de potência instalada, sendo a quinta maior fonte de geração de energia elétrica do País. Com isso, a solar é responsável por mais de R$ 86,2 bilhões em investimentos, pela geração de mais de 479,8 mil empregos acumulados desde 2012 e por proporcionar uma arrecadação de mais de R$ 22,8 bilhões aos cofres públicos. O Conselho de Administração da Absolar é responsável pelo planejamento estratégico das ações da associação, definição das diretrizes de atuação da entidade frente a seus interlocutores, como governo, mídia, ONGs e instituições setoriais, entre outros, assim como pela definição das metas de curto, médio e longo prazos da instituição.