A EDP assinou, na quinta-feira, 7 de julho, um compromisso pela inovação no Espírito Santo com representantes do Governo do Estado, instituições e academia, que compõem a Mobilização Capixaba pela Inovação. Com a assinatura, a empresa formaliza seu comprometimento em contribuir para o crescimento da inovação e tecnologia no estado. Participaram da assinatura o presidente da EDP no Brasil, João Marques da Cruz, e representantes do MCI, o Governo do Espírito Santo, a Federação das Indústrias do Espírito Santo, o Sebrae e a Universidade Federal do Espírito Santo.

O compromisso tem como base três pilares: a contratação de startups, o co-investimento e a geração de talentos. Com isso, até 2025, a EDP se compromete a contratar pelo menos dez start ups capixabas para ações como provas de conceito e testes; co-investir em startups locais com soluções aplicáveis para o segmento de energia, e fomentar a geração de talentos em tecnologia por meio de dois programas com parcerias locais.

O anúncio da parceria foi realizado durante o Innovation Day. Realizado pela EDP, o evento está reunindo startups, hubs de inovação, universitários, empreendedores, entusiastas da temática e fundos de corporate ventures. Formatado a partir de uma agenda construída em conjunto com os parceiros locais, o Innovation Day tem como objetivo fomentar novos empreendedores, dando visibilidade das oportunidades e desafios do setor elétrico, e busca por projetos e negócios. Também fazem parte da programação painéis e palestras que vão abordar e ajudar a preparar as startups que estão se estruturando pra rodadas de investimentos, com a participação da ABVCAP. Durante o período da manhã, a programação aconteceu no FindesLab e, no período da tarde, na Base27.

De acordo com João Marques da Cruz, CEO da EDP no Brasil, o Espírito Santo possui um mercado promissor para a inovação. o executivo enxerga um grande potencial de crescimento de startups e talentos no estado e, por isso, assinou hoje o compromisso pela inovação junto ao governo e ao MCI. Cruz acredita que a experiência da EDP dentro do segmento de energia e inovação vai ajudar a fomentar o nascimento de novos negócios e o amadurecimento daqueles que já existem. Para ele, isso também deve gerar valor para a EDP, já que deve auxiliar a encontrar soluções inovadoras para os desafios do setor e da empresa.

O governador Renato Casagrande reforçou durante o evento que a inovação é um tema que une a todos. Segundo ele, o estado é eficiente e pode ser um polo de prestação de serviço de tecnologia. Para o governador, o que está sendo feito é preparar o Espírito Santo para o futuro.

Em fevereiro desse ano, a EDP e a Liga Ventures publicaram o Mapeamento de Startups do Espírito Santo, levantamento inédito no estado. O estudo mostrou que o Espírito Santo conta com mais de 110 startups, distribuídas por 13 cidades capixabas e separadas em 27 categorias, com destaque para as EdTechs, Fintechs e HealthTechs. Juntas, as três categorias com mais empresas representam pouco mais de um terço do total das startups do estado.