Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Levantamento da Wood Mackenzie mostra que os dez principais fornecedores globais de inversores solares fotovoltaicos obtiveram 82% de participação de mercado em 2021, aumentando 2 pontos percentuais em relação a 2020. As remessas globais de inversores fotovoltaicos cresceram 22% ou 40.250 MWac para 225.386 MWac em 2021 em comparação com 2020. De acordo com o levantamento, isso é impulsionado principalmente pelo forte crescimento nos mercados da Europa, Índia e América Latina, onde o apoio do governo aumentou para atender objetivos de descarbonização.

Segundo a analista de pesquisa da Wood Mackenzie, Annie Rabi Bernard, apesar do aumento dos preços das matérias-primas, dos desafios da cadeia de suprimentos e das construções atrasadas, as remessas globais de inversores fotovoltaicos continuam aumentando. Os principais fornecedores se tornaram maiores e os principais players continuam a consolidar a participação de mercado em 2021.”

Pelo sétimo ano consecutivo, Huawei e Sungrow continuam a liderar o pelotão, ocupando a primeira e a segunda posições, respetivamente. A participação de mercado da Huawei permaneceu estável em 23% em 2021, enquanto a Sungrow ficou em segundo lugar, com cerca de 21%, crescendo aproximadamente 19% em 2020. O terceiro colocado, a Growatt, respondeu por 7% da participação de mercado, substituindo a SMA, que caiu para a sexta posição. Juntos, os três principais fornecedores controlam mais da metade do mercado mundial de inversores solares fotovoltaicos. A GoodWe saltou quatro posições para o quinto lugar em 2021 devido a grandes remessas para a região da Ásia-Pacífico, particularmente China e Coréia do Sul. A empresa também obteve o maior crescimento em remessas de quase cinco vezes entre 2019 e 2021 pré-covid.

Entrando na lista dos 10 melhores pela primeira vez está a SolarEdge, apoiada por Israel, que garantiu o nono lugar em 2021, adicionando cerca de 1.000 MWac, desde 2020 com foco no mercado europeu. Em termos de alcance geográfico, a Ásia-Pacífico consumiu mais da metade ou 116.064 MWac das remessas globais de inversores solares fotovoltaicos em 2021. As remessas para China, Índia e Austrália foram responsáveis pelo aumento da demanda, com Huawei e Sungrow mantendo seu domínio na região.

A Europa conquistou 23% do mercado global com a remessa de inversores de 50.770 MWac. O mercado aumentou sua capacidade de remessa de inversores em mais de 17.000 MWac em 2021 a partir de 2020, com um impressionante crescimento ano a ano de 52%. O crescimento da demanda na Alemanha, Itália e Holanda e a meta ambiciosa da Polônia de 7.300 MWac de energia solar fotovoltaica até 2030 contribuíram para o aumento significativo.

Os EUA, no entanto, tiveram uma pequena redução de 360 MWac no envio de inversores em 2021 em relação a 2020 e representaram 14% da participação no mercado global. Restrições da cadeia de suprimentos, custos recordes de matérias-primas e custos crescentes para desenvolvedores contribuíram para a ligeira queda ano a ano. A Power Electronics, com sede na Espanha, continua a deter a maior participação de mercado no país. A empresa está em sétimo lugar no quadro de líderes.