A Hydro Rein, braço de energia renovável da Norsk Hydro, a Equinor e a Scatec fecharam um contrato de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) de 20 anos em dólares americanos com a refinaria de alumínio Alunorte, que pertence à holding norueguesa no Pará. O acordo contempla 60% da energia produzida do futuro Complexo Mendubim, que prevê 531 MW de potência instalada.
Segundo as partes, que estão agora fazendo pedidos de componentes-chave e iniciando as atividades de preparação do terreno, os volumes restantes serão comercializados no mercado brasileiro de energia. O investimento estimado é de US$ 450 milhões, a serem financiados por uma combinação de dívida do projeto sem recurso e capital de parceiros. O fechamento financeiro e o primeiro desembolso da dívida do project finance estão previstos para o final de 2022.
Todos os três parceiros têm uma participação econômica igual de 33,3% no empreendimento e fornecerão conjuntamente serviços de Engenharia, Aquisição e Construção (EPC, na sigla em inglês). A Scatec entrará com serviços de operação e manutenção, bem como de gestão de ativos para as usinas em conjunto com os parceiros.
Este é o terceiro projeto anunciado pela Hydro Rein no Brasil em 2022. Além de Mendubim, a empresa também possui outras duas usinas em seu portfólio. Em maio anunciou parceria com a Atlas Renewable Energy para desenvolver um projeto de 438 MW de autoprodução solar em Paracatú (MG). No mesmo mês apresentou o parque híbrido eólico e solar Feijão, de 586MW, que será localizado nos estados do Piauí e Pernambuco.