A Honeywell, empresa norte-americana que está no Brasil desde 1958, aposta em um mercado em franca expansão por aqui para crescer. O aumento das renováveis variáveis apresenta-se como um nicho de negócio para a companhia que vem apresentando um desempenho classificado como “em franca expansão”. A afirmação é de Willian Louzavio , diretor de marketing da Honeywell Materiais de Performance e Tecnologias (PMT) para a América Latina.

O executivo diz que o foco da empresa no segmento de energia elétrica está no fornecimento de controles e automação dos sistemas. A companhia ainda lista como de interesse o fornecimento de medidores e armazenamento de energia. Por esse motivo mostra-se confiante diante do processo de modernização do setor elétrico já que com mais ativos distribuídos pelo país a necessidade de mais controle aumenta. Ainda mais nas fontes chamadas de não despacháveis,  notadamente a eólica e a solar.

“Temos investido pesado para apoiar esse setores com soluções para esse mercados, é necessário controlar, entender e gerenciar esses ativos, pois estão espalhados pelo país em grandes áreas e essa operação precisa ser eficiente, é onde entra a tecnologia”, destacou ele.

A Honeywell não divulga números de vendas ou projetos em que está envolvida, mas dá essa sinalização de que os projetos renováveis devem ser os direcionadores da presença da empresa no segmento elétrico. Pois, lembra o executivo, a fonte hídrica já está estabelecida e não demanda tanto novas soluções quando comparado às novas renováveis. Apesar disso, ressaltou ele, a companhia atua tanto em UHEs quanto em térmicas, uma vez que seus produtos são aplicados para controle e automação, bem como medição em grandes consumidores industriais.

Os próximos anos deverão ser promissores uma vez que a agenda ESG vem avançando e a energia renovável está inserida na transição energética para conter o aumento da temperatura média global. Louzavio, que esteve no Forum Net Zero, promovido pela empresa em parceria com a Amcham-SP, destacou que cada vez mais as soluções de automatização e controle estão sendo mais relevantes no mercado. Por isso a aposta no crescimento desse segmento em paralelo com o avanço da plataforma Experion da empresa, que permite a integração desses dados e informações, ainda mais em um país com distâncias continentais quanto o Brasil.