O conselho de administração da Nordex SE deliberou sobre o aumento de capital autorizado pela forma de uma oferta de direitos de subscrição. A decisão contou com o aval do conselho fiscal da empresa. Com a medida, serão emitidas um total de 35.923.089 novas ações ordinárias ao portador a um preço de subscrição de 5,90 euros por unidade. Com isso, a produtora de aerogeradores terá receita bruta de caixa de aproximadamente 212 milhões de euros.

Consequentemente, o capital social da sociedade passará de 176.023.138 euros para 211.946.227 euros, equivalente a cerca de 20,4% do capital social atual. As novas ações terão direito a dividendos integrais a partir de 1º de janeiro de 2022.

Todos os acionistas da Nordex têm direito a adquirir 10 novas ações ao preço de subscrição para cada 49 ações existentes detidas. A Acciona, acionista âncora da companhia, comprometeu-se a exercer seus direitos de subscrição de sua atual participação de 39,66%. As ações cujos direitos de subscrição não tenham sido exercidos na oferta de subscrição são integralmente subscritas por um sindicato de bancos.

Em comunicado, a Nordex informa que com a Oferta de Direitos visa fortalecer sua estrutura de capital aumentando seu índice de patrimônio no atual ambiente volátil do setor eólico. E ainda, que acredita que o aumento da posição de caixa protegerá contra os riscos dos ventos contrários de curto prazo que afetam a indústria e também melhorará ainda mais o posicionamento com seus clientes. “A Companhia pretende usar os recursos líquidos em caixa da Oferta de Direitos para fins corporativos gerais à medida que as necessidades de caixa surgirem em seus negócios”, destaca.