A Neoenergia Coelba e a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, assinaram um empréstimo da linha Super Green Loan no valor de R$ 550 milhões. Os recursos serão destinados a melhorias e expansão da rede e digitalização. Este é o primeiro da modalidade concedido pela instituição global a uma distribuidora e que tem como característica estar vinculado a metas de ESG.
O prazo do contrato é de de oito anos para o financiamento das linhas de investimento (capex) enquadrados como “verde” da companhia. O Super Green Loan, explicou a empresa, é um financiamento atrelado a metas ambiciosas e desafiadoras de ESG (Environmental, Social and Governance), o que o caracteriza como um Sustainability Linked Loan. As metas acordadas serão apuradas em 2026 e, caso atendidas, reduzirão o custo contratado da dívida.
Entre as metas ambientais e de gênero previstas em contrato, a Neoenergia se compromete a reduzir o índice das emissões de carbono em suas unidades, atingindo emissões abaixo de 50g de CO2/KW gerado até 2026, e a promover a inclusão de mulheres no setor elétrico, alcançando 10,7% de mulheres eletricistas na Neoenergia em 2026.
Para ampliar a participação feminina na sociedade, a empresa oferece oportunidades na Escola de Eletricistas, com turmas exclusivas e percentual reservado para mulheres nos cursos mistos. Vale destacar que a Neoenergia já formou mais de 400 mulheres pelo programa, e cerca de 270 foram contratadas pelas distribuidoras do Grupo desde o início do projeto, em 2017.
Em comunicado, o executivo que assume o posto de CEO da Neoenergia a partir de 15 de julho, Eduardo Capelastegui, a agenda ESG faz parte da estratégia de negócios da companhia e permeia todas as ações para o desenvolvimento sustentável. E disse que vincular esse financiamento a metas ambientais, sociais e de governança traz transparência à atuação, bem como reforça o compromisso com o setor de energia do país.
Mercado ESG
Vale lembrar que a consultoria McKinsey & Company calcula em cerca de US$ 10 trilhões o mercado ESG no mundo em 30 anos. De acordo com a empresa esse é o valor que as organizações podem ganhar com o avanço das práticas de sustentabilidade em todo o mundo. Além de aumentar o valor de mercado das empresas, a consultoria afirma que os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos de empresas com atuação voltada à sustentabilidade. E ainda, que uma importante parte do lucro das companhias terão origem nesse campo de atuação quando comparados àquelas organizações que não possuem práticas ESG.