A Wärtsilä assinou o primeiro contrato de longo prazo para serviços de reparo de gearbox de turbinas eólicas com a Vestas. O acordo terá duração de cinco anos e prevê uma equipe especialmente dedicada. Além disso, os serviços serão executados no recém-inaugurado workshop da empresa, localizado em Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco.
“Este contrato coloca a Wärtsilä como um importante parceiro da Vestas no Brasil no contexto da transição energética. Inauguramos nosso primeiro centro dedicado a este fim em toda América Latina, em março deste ano, e já conquistamos a confiança desse importante player do mercado para fazer o reparo de gearboxes localmente, evitando o envio dos equipamentos para fora do país”, disse o general manager operations da Wärtsilä para a América do Sul, Diego Colicchia. O gestor acrescenta que o workshop está 100% operacional e tem potencial para se tornar o maior provedor de reparos e testes de caixas de engrenagens de turbinas eólicas no Brasil.
De acordo com a Wärtsilä, o escopo inicial abrange o reparo completo de quatro modelos diferentes de caixas de engrenagem, com potência média de 2MW, o que inclui etapas como desmontagem, inspeção, fornecimento de peças originais, montagem e testes. A conclusão dos dois primeiros reparos aconteceu em junho deste ano, quando foram realizados os primeiros testes em carga na bancada de teste instalada no workshop. A bancada de testes é pioneira em testar os equipamentos com carga como se estivessem em operação, e capaz de identificar possíveis falhas antes da montagem da caixa de engrenagem na turbina eólica.
“Acreditamos que esta aliança com a Wärtsilä representa um avanço positivo e estratégico para o negócio, em que o desenvolvimento das capacidades locais nos permitirá minimizar o custo e os riscos que o mercado enfrenta com a atual interrupção da cadeia de suprimentos global”, ressaltou o chefe de serviços para o Brasil na Vestas, Cleiton Tosetto.