A Aliança pela Mobilidade Sustentável e a BYD se unem para impulsionar o mercado de veículos elétricos no Brasil. Com isso, a partir desta semana o modelo D1 EV, primeiro veículo elétrico feito sob medida para atender o mercado de transporte por aplicativo, começa a circular na cidade de São Paulo, em fase de teste com um motorista da 99.
“Compor o rol de importantes e seletas empresas da indústria nacional na Aliança pela Mobilidade Sustentável é ratificar o propósito da BYD, atual líder de vendas de veículos elétricos no mundo. Atuamos em todos os segmentos do ecossistema de energia com emissões zero, por meio da inovação e excelência de nossos produtos. Temos um forte compromisso de atender aos motoristas parceiros da 99 e seus respectivos passageiros com soluções econômico-financeiras viáveis, visando conforto e sustentabilidade”, disse o diretor de Vendas da BYD Brasil, Henrique Antunes.
Com a adesão da BYD, a Aliança avança com o objetivo de impulsionar a infraestrutura para veículos elétricos no Brasil e, consequentemente, ampliar seu uso. “Acreditamos em um círculo virtuoso entre todos os envolvidos na Aliança para permitir que veículos de matriz energética mais limpa sejam acessíveis aos motoristas parceiros da 99 tanto em termos financeiros quanto de infraestrutura. Também, com base nas experiências com o D1 EV na China, estamos aptos a falar sobre o que realmente funciona, em termos práticos, para os motoristas parceiros e passageiros, e para a indústria como um todo. Por isso, estamos trabalhando juntos para que o D1 EV seja uma realidade no Brasil ainda este ano”, ressaltou o diretor de inovação e do DriverLAB na 99, Thiago Hipólito.
Entre as características, o D1 EV vem com tecnologias de assistência ao condutor com configurações de segurança top de linha, incluindo piloto automático adaptativo (ACC), frenagem de emergência autônoma (AEB), alerta de saída de faixa (LDW) e aviso de colisão com pedestres (PCW).
O motor elétrico entrega 130 cv de potência e 18,3 kgfm de torque máximo e a velocidade máxima é limitada em 130 km/h. As modernas baterias Blade com 53 kWh de capacidade garantem autonomia para 371 km com uma carga pelo ciclo WLTP (418 km NEDC).
Esses recursos são combinados com um painel de interação com o motorista, com assistente de voz a bordo e um volante inteligente. O carro pode integrar todo o fluxo de serviço de recepção de corridas, desde a verificação do motorista, embarque e desembarque até o pagamento e atendimento ao cliente.