A Ingredion fechou uma parceria com a ComBio para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O contrato teve investimento na ordem de R$400 milhões e contará com a criação de aproximadamente 600 vagas de trabalho. A ComBio será responsável pela instalação de duas unidades de produção de vapor (UPV) em fábricas da Ingredion localizadas em São Paulo e Paraná. E as caldeiras a biomassa que irão fazer parte do projeto serão alimentadas por diversos resíduos de atividades agrícolas e florestais, além de cavacos de madeira de eucalipto obtidos em áreas de reflorestamento.
Segundo o vice-presidente de Operações da Ingredion para América do Sul e América do Norte, André Stolf, a parceria com a Ingredion reforça sua preocupação com o crescimento sustentável. “Já implementamos o sistema na nossa fábrica localizada em Pernambuco e, expandindo essa solução para outras unidades, estamos acelerando a transição energética em nossa operação brasileira. Com a substituição das caldeiras à gás natural por caldeiras à biomassa, a Ingredion estima reduzir em cerca de 60% as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do escopo 1, ou seja, emissões diretas da empresa, contribuindo para o objetivo global de redução de 25% em toda cadeia de produção da Ingredion até 2030”.
“Nosso foco é contribuir para uma economia verde e faremos isso implantando projetos que reduzem drasticamente emissões. E, para as grandes indústrias, não haverá outra alternativa para cumprir metas de redução de CO², senão pela migração do óleo BPF ou gás natural para a biomassa”, disse o diretor de sustentabilidade da ComBio, Roberto Véras. Ele também afirmou que a empresa é responsável por promover a migração de matriz energética fóssil para renovável em grandes indústrias, e tem isso como visão desde a sua fundação.