O projeto “Inovação de Processos Industriais Automatizados”, do Programa de Pós-graduação em Metrologia (PósMQI) do CTC/PUC-Rio, foi aprovado no Edital CATALISA ICT de Planos de Inovação, do Sebrae. A proposta do projeto é criar um dispositivo inovador de limpeza de trocadores de calor utilizados em usinas hidrelétricas, que desempenha sua função sem exigir o desligamento das turbinas hidráulicas. “Nosso equipamento inova o procedimento de limpeza. Contrastando com as tecnologias off-line, que requerem a parada técnica das turbinas (interrupção da geração), ele opera on-line, enquanto realiza a limpeza, permitindo manter a eficácia de operação do hidrogerador”, disse o professor-coordenador da equipe responsável pelo projeto, Maurício Frota.
Ao que tudo indica, a inovação proposta pode ajudar empresas do setor a economizar milhões em custos da operação de limpeza e prejuízos associados à interrupção da geração de energia: “Usando como base de cálculo o preço da energia elétrica que a concessionária precisa comprar no mercado Spot quando deixa de gerar energia, uma única parada técnica de três dias para a limpeza pelo método tradicional, pode significar um custo de cerca de meio milhão de reais”, explicou Frota, que confirma ainda que o projeto tem um viés sustentável: “Ao permitirmos uma operação sem a intervenção humana, evitamos mão de obra de risco e acidentes com transporte de equipamentos pesados para o pátio externo de limpeza, por exemplo.”
O programa do Sebrae possui quatro etapas, com duração de aproximadamente quatro anos e visa transformar o conhecimento gerado nas universidades brasileiras em negócios inovadores. O estudo conta com financiamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/Nacional), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).
Do outro lado, uma equipe de sete alunos de engenharia do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), liderada pelo Departamento de Engenharia Industrial (DEI), está entre os cinco finalistas da competição mundial Universities for SDG 13. Depois de terem passado pela segunda fase da competição, onde a equipe teve acesso a uma mentoria com profissionais da Siemens Gamesa, eles aprimoraram o estudo e estão na final, concorrendo ao prêmio de € 10 mil.
Vale destacar que a competição é uma parceria ONU e Siemens Gamesa que vai premiar soluções inovadoras alinhadas às exigências da Meta de Desenvolvimento Sustentável n° 13 da ONU: ação climática. O projeto da PUC-Rio “Uso de potencial eólico para promover alavancagem socioeconômica em locais subdesenvolvidos” consiste na criação de uma ferramenta inovadora para auxiliar a seleção de potenciais locais para a implementação de usinas renováveis com base em aspectos sociais, econômicos e ambientais. A proposta ainda visa projetar como a implementação de parques eólicos pode resultar em aumento de renda para as famílias locais, redução do Índice de Gini e desenvolvimento do IDH da região de instalação das usinas. O projeto foi idealizado no FROG (Forecasting and Resource Optimization Group), um dos grupos de pesquisa do DEI, cujo conhecimento técnico e teórico viabilizou a elaboração da proposta.
Por fim, vale lembrar que o anúncio do vencedor dessa competição será no dia 5 de setembro e a PUC-Rio foi a única universidade do Brasil convidada pelo programa Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN – Sustainable Development Solutions Network), da ONU, para representar o país na competição.