Com investimentos de R$ 25 milhões, a EDP iniciou a construção de uma nova subestação na cidade de Jacareí (SP). O empreendimento de 40 MVA será distribuído em quatro alimentadores de média tensão, que devem elevar significativamente a capacidade do sistema local, assegurando a infraestrutura energética necessária para o crescimento econômico da cidade e região, que atualmente possui duas subestações.
A implementação acontecerá em uma área de 2 mil metros quadrados no bairro Rio Comprido, com previsão de entrada em operação para fevereiro de 2023. A SE será 100% digital, com o monitoramento remoto a partir do Centro de Operação Integrado. Terá também possibilidade futura de ampliação, devendo atender num primeiro momento a 12 mil unidades consumidoras. O ativo se somará as outras 80 estações que compõem a rede de distribuição da companhia em São Paulo, que abastece mais de 2 milhões de clientes.
Sob alcunha de Santa Paula, a subestação terá transformadores a base de óleo vegetal, com contribuições em termos de sustentabilidade e meio ambiente. Entre outras soluções verdes estão também o uso da tecnologia do EPS – popularmente conhecido como isopor – para a construção da casa de comando e dos muros. Desta forma, a construção vai gerar menos resíduos, otimizando o tempo de execução da obra.
Para conectar o empreendimento ao sistema já existente, a EDP está empreendendo a substituição dos condutores de aproximadamente 800 metros em linha de distribuição AT, além da construção de uma nova rede em média tensão de 13,8 km de extensão, com tecnologias de fiação compacta e protegida, mais resistentes a agentes externos como a vegetação. Neste percurso serão implantados mais de 450 postes e instalados oito equipamentos de proteção e de manobras de carga.
Investimentos na região
Entre 2021 e 2025 a companhia afirmou que realizará investimento recorde de cerca de R$ 3 bilhões em sua área de atuação em São Paulo, que abrange Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte. O aporte tem como foco a expansão da rede, em linha com o desenvolvimento e crescimento das 28 cidades da área de atuação, melhorias operacionais para elevar a qualidade, combate ao furto de energia e digitalização.