Dando continuidade a uma parceria iniciada em outubro de 2021, a Volkswagen do Brasil e a Raízen inauguraram dois pontos de recarga elétrica rápida nas fábricas de automóveis em São Bernardo do Campo e Taubaté, ambas no estado de São Paulo.

“Com a solução é possível percorrer o trajeto de uma fábrica a outra – ida e volta – sem emitir CO2 ao meio ambiente, abastecendo com energia renovável o modelo ID.4, um SUV com autonomia de aproximadamente 520 km,” detalhou o chairman executivo da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si.

Segundo o executivo a energia utilizada virá principalmente da fonte hídrica. Capazes de carregar simultaneamente em corrente contínua (DC) com a potência de 50kW, quanto em corrente alternada (AC) com a potência de (22kW), cada carregador está equipado com os conectores do tipo CHAdeMO, (CCS2) e Type-2.

As duas empresas anunciaram no ano passado um acordo para valorizar o impacto do uso de energia limpa para descarbonização do setor automotivo. O negócio contempla uma série de iniciativas, estimulando principalmente o uso do etanol, aliado à estratégia complementar entre carros elétricos, híbridos e flex, além da instalação de postos de recarga e o fornecimento de energia para as fábricas e rede de concessionários da montadora de veículos no Brasil.