Um levantamento feito pela Equatorial Pará apontou que os acidentes envolvendo veículos e postes aumentaram quase 10% entre janeiro e maio deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. As cidades de Belém e Santarém aparecem no topo ranking de cidades paraenses com mais casos registrados apenas nos primeiros cinco meses de 2022.
Segundo a distribuidora, na capital paraense foram registradas 108 e em Santarém 72 ocorrências. Diversos fatores acabam contribuindo para o aumento dessas ocorrências, como: excesso de velocidade; más condições das vias; estado de embriaguez do motorista; sonolência do condutor; falhas mecânicas; e até mesmo pela utilização de celular enquanto dirige, seja para responder mensagens ou atender ligações.
Em Altamira, um acidente envolvendo um caminhão causou a batida em um poste. Com impacto, a estrutura se quebrou ao meio e parte dela ficou suspensa pela fiação elétrica, numa condição de risco elevado para o condutor e a população. Além deste incidente, mais quatro postes foram danificados, deixando mais de 1.400 consumidores sem energia por mais de 4 horas. A concessionária destaca a importância da população em se manter em um lugar seguro em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica. Em caso de cabos partidos, ou abalroamento de postes, os clientes devem informar por meio da Central de Atendimento no telefone 0800 091 0196, e informe o local com ponto de referência.