De olho em startups e scale-ups, a Vibra acaba de lançar o Vibra Ventures, um Corporate Venture Capital. A companhia disponibilizará inicialmente R$ 90 milhões para o fundo e pretende acelerar e impulsionar processos de inovação aberta, estimulando o empreendedorismo em áreas como transição energética, mobilidade, conveniência, varejo e meios de pagamentos.

De acordo com a Vibra, os investimentos serão feitos em linha com as melhores práticas do mercado e dentro da estratégia de crescimento e inovação da companhia. O prazo de investimento será de cinco anos e prevê mais cinco para desinvestimento. Os aportes serão realizados em negócios em estágio inicial (Mix Seed) e mais estruturados (Series A), objetivando um portfólio de oito a 12 empresas, além de participação em cotas de outros fundos setoriais, incluindo internacionais para acesso a mercados como do Vale do Silício e Israel.

A companhia acredita que o Vibra Ventures dará mais agilidade ao processo da Vibra nos investimentos em startups, além das análises de projetos e propostas. “O Vibra Venture chega com o propósito de acelerar a chegada de novas soluções ao nosso portfólio. A presença minoritária da Vibra em startups e scale-ups vai colaborar na construção do futuro da Vibra dentro da busca pela transição energética e na evolução constante da jornada e experiência de nossos clientes. Porém, vamos além disso, queremos estar em diferentes mercados, vamos em busca de energytechs, cleantechs, fintechs, mobtechs, retailtechs, entre outros segmentos. É a implementação de uma visão de futuro, que vai criar oportunidades de negócios para a Vibra e também para os nossos clientes”, disse o vice-presidente de tecnologia e digital da Vibra, Aspen Andersen.