A Âmbar Energia, empresa do grupo J&F, inaugurou nesta quinta-feira, 14 de julho, a Usina Fotovoltaica Âmbar Saltinho, em Saltinho (SP). A central teve um investimento de R$ 23 milhões, segundo dados fornecidos pela empresa, e é apenas uma parte do plano de R$ 6,5 bilhões iniciado em 2021 e que deverá durar até 2025 para o crescimento da empresa na fonte.
Na localidade são quatro usinas, que somam 9.408 placas fotovoltaicas e 5,1 MWp de potência instalada. Essa energia suprirá a demanda de diversos clientes, entre eles, a Swift e produtores integrados da Seara, ambas pertencentes ao mesmo grupo, a JBS. A empresa afirma ainda que as residências de funcionários de todo o grupo J&F na região também serão abastecidas com a geração da UFV Âmbar Saltinho.
A estimativa é de que o sistema evitará a emissão de 12,193 toneladas de CO₂ na atmosfera, o mesmo que o plantio de 4 mil novas árvores por mês.
Além de UFVs espalhadas pelo país, a Âmbar indica que está investindo também na construção de micro usinas em propriedades dos próprios clientes, como por exemplo nos telhados das lojas Swift. A companhia aponta que atualmente possui no portfólio de GD 58 UFV em operação comercial, cinco aguardando conexão e três em fase em obra, totalizando 2,2 MWp em seis concessionários de distribuição do Sudeste.