A Tevisa iniciou a operação comercial da ampliação da Usina Termelétrica Viana (UTE Viana), localizada no Espírito Santo. A planta passou recentemente por obras de ampliação para atender a contratação realizada por meio do Procedimento Competitivo Simplificado (PCS), promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica. A central conta agora com quatro novos motogeradores que garantem um incremento de 37,480 MW (UTE Viana 1), 21,4% a mais em relação aos 174,6 MW instalados antes da expansão.
Agora a empresa passa a ter capacidade para gerar energia elétrica suficiente para o atendimento de 760 mil residências, com consumo aproximado de 200 kWh/mês. A conexão ao sistema se mantém por meio de uma linha de transmissão de 345 kV com a subestação Viana, de Furnas.
De acordo com a companhia, a usina também iniciou um processo de conversão de matriz energética. A Tevisa operava desde janeiro de 2010, por despachos emitidos pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), apenas com motores a óleo combustível (OCB1), mas as novas unidades têm como combustível o gás natural. O combustível é fornecido pela Petrobras e será recebido por meio do primeiro contrato do mercado livre de gás assinado com a companhia distribuidora de gás natural estadual (ES Gás). O consumo é estimado em 200.000m³/dia e o ramal de interligação da usina foi construído a partir da derivação do gasoduto já existente, distante a 1km da UTE Viana.
Além disso, outras duas empresas com projetos vencedores no PCS, Linhares Geração e Povoação Energia, iniciaram os testes operacionais das usinas em Linhares, norte do ES, respectivamente a UTE LORM 1 e a UTE Povoação, que devem iniciar a operação comercial na semana que vem.
A primeira central aumentou a capacidade instalada de 204 MW para 240 MW, com o crescimento de 17,6% na potência e no consumo do gás. Já a UTE Povoação é uma planta nova com 8 unidades geradoras movidas a gás natural, com capacidade de 74,96 MW e uma demanda de cerca de 400.000 m³/dia. Com isso, a UTE Viana, UTE LORM e UTE Povoação terão capacidade instalada de mais de 526 MW.