A State Grid Brazil Holding (SGBH) recebeu o certificado ISO 56.002 da Organização Internacional de Padronização (ISO, em inglês). A empresa passa a ser a primeira no segmento de energia brasileiro a garantir o selo direcionado à gestão da inovação, tendo aportado já mais de R$ 31 milhões para o desenvolvimento de novas soluções, processos e tecnologias nos últimos cinco anos.
A companhia passou por um processo de avaliação por cerca de seis meses que levantou as iniciativas na área, bem como aquelas que ainda devem ser arquitetadas para atender as diretrizes da norma. Nessa etapa foram promovidos os devidos ajustes para comprovar, mediante o processo de auditoria realizado pela certificadora australiana QMS, a eficiência do sistema de gestão da inovação.
“Contamos especialmente com o intercâmbio tecnológico com as empresas do grupo na China, além dos diversos parceiros no Brasil, tendo ao todo 10 projetos de P&D em nossa carteira e esperamos trazer boas contribuições para o mercado”, destacou o diretor de Engenharia da SGBH, Danilo Sousa.
A consultoria Palas realizou a implementação do processo de certificação, com a análise de tendências do mercado, mapeamento de riscos inerentes ao negócio e criação de um funil de inovação, capaz de envolver os colaboradores na busca por ideias que podem alavancar a empresa.
Lançada em julho de 2019, o selo demonstra que a empresa está preparada para lidar com as transformações e para as novas necessidades do seu ramo de atividade. Baseada em oito pilares – abordagem por processos, liderança com foco no futuro, gestão de insights, direção estratégica, resiliência e adaptabilidade, geração de valor, cultura adaptativa e gestão das incertezas – a ISO 56.002 defende que uma inovação pode ser um produto, serviço, processo, modelo, método ou a combinação de qualquer uma delas.
Entre os benefícios esperados da implementação do reconhecimento estão o envolvimento de todas as partes interessadas nos projetos de inovação, a contínua geração de ideias, a criação de uma nova cultura, além do desenvolvimento de novos produtos, serviços e mercados até então não explorados pela companhia.