O Global Wind Energy Council divulgou um plano de ação para formuladores de políticas orientarem uma saída para as atuais crises de energia e mudanças climáticas. O plano de cinco pontos aborda a necessidade de restaurar a ordem nos mercados de energia, cumprindo metas climáticas e criando uma transição energética segura e estável.

O plano vem no contexto de temperaturas recordes e estresse econômico em todo o mundo, impulsionado por crises. Uma onda de calor causou milhares de mortes na Espanha e em Portugal, enquanto a seca e os incêndios florestais afetaram a França, Itália, Grécia, Croácia, Turquia e Marrocos este ano. Altas temperaturas históricas estão atingindo o Reino Unido e os EUA. A Índia experimentou uma série de ondas de calor nos últimos meses e a China sofreu seu junho mais quente já registrado este ano. Enquanto isso, a crise de energia contribuiu para uma crise econômica, agitação civil maciça e instabilidade política no Sri Lanka.

Segundo o GWEC, esses eventos estão conectados e são sintomáticos de uma transição de energia desordenada e volátil. É destacada a necessidade de ação urgente para acelerar a implantação de energia renovável para aliviar a dor econômica, reduzir os custos de energia e nos colocar em um caminho líquido zero. A energia eólica pode ser ampliada rapidamente nos próximos anos para oferecer soluções para a volatilidade dos preços de energia, a insegurança energética e a dependência de combustíveis fósseis, ao mesmo tempo em que se constrói uma transição energética segura no médio e longo prazo.

O primeiro ponto do plano de ação é agilizar urgentemente a permissão para produzir um grande aumento na capacidade eólica nos próximos três anos e construir um pipeline de projeto compatível com zero líquido.

O segundo é implementar um plano de ação de acesso à rede para conectar grandes volumes de energia renovável. O terceiro é a introdução de mecanismos simplificados para aquisição e preços de energia limpa para liberar investimentos rapidamente. O quarto é bloquear a geração baseada em combustível fóssil em grande escala

O quinto e último é o compromisso para firmar planos e marcos de transição energética para permitir que a indústria de energias renováveis planeje o desenvolvimento saudável da cadeia de suprimentos.

De acordo com o CEO do GWEC, Ben Backwell, o mundo está enfrentando crises gêmeas de segurança energética e acessibilidade, por um lado, e a ameaça de acelerar o aquecimento global, por outro. Segundo ele, é preciso fazer uma mudança decisiva para longe dos combustíveis fósseis, em vez de prolongar a dependência deles. A solução deve ser liderada por energias renováveis, que podem fornecer eletricidade limpa e confiável para cidadãos e empresas usando os recursos naturais ilimitados do vento e do sol, do ar mais limpo e maior segurança hídrica.