A Linhares Geração anunciou o começo da operação comercial da energia adicional contratada no Procedimento Competitivo Simplificado (PCS) pela termelétrica Luiz Oscar Rodrigues de Melo (LORM 1), que passou por um incremento de 36 MW após a instalação de quatro novos motogeradores a gás natural.

O ativo localizado em Linhares (ES) opera desde dezembro de 2010 por despachos Operador Nacional do Sistema (ONS), tendo aumentado sua capacidade instalada de 204 MW para 240 MW, equivalente ao consumo médio de mais de 800 mil residências, considerando 200 kWh/mês por unidade.

Vencidos os desafios no cronograma de obras, a usina começou a operar dentro do compromisso contratual, elevando em 17,6% a potência e de forma equivalente o consumo do gás, recebido através do gasoduto Cacimbas-Vitória, para 1.300.000 m³/dia. O contrato de suprimento vai até 2025.

Toda energia produzida na ampliação será transportada pela mesma linha de transmissão em 138 kV, com 57 km de extensão já em funcionamento, ligando a UTE LORM até a subestação Linhares, operada pela EDP. O diretor executivo da Linhares Geração, Marcelo Oliveira, disse não ter dúvidas de que o projeto terá um papel importante na garantia do suprimento de energia elétrica do país e no mercado de gás capixaba.

“Além de utilizar uma matriz fundamental para a segurança energética nacional, a usina quando em operação é a maior consumidora de gás natural do Espírito Santo e isso tem reflexo no desenvolvimento do estado, pois garantindo o consumo estimula a produção e o investimento na distribuição do insumo”, comentou.